Notícias

Google vai punir sites com publicidade excessiva

Novo algoritmo da empresa irá penalizar os portais que lotam o topo de suas páginas com anúncios, dificultando a navegação

Os sites que lotam o topo de suas páginas com anúncios, forçando seus visitantes a baixar a barra de rolagem para visualizar o conteúdo, começarão a ser penalizados nas buscas do Google.

A empresa tomou essa decisão porque concluiu que os internautas se aborrecem com esse tipo de layout, informou a Google em seu blog

“Se você clica em um site e a primeira coisa que você vê não tem muito conteúdo visível ou se o portal dedica grande parte da tela inicial a anúncios, ele não oferece uma boa experiência de usuário. Alguns sites podem não permanecer na mesma posição atual”, escreveu o engenheiro da Google Matt Cutts, considerado a maior autoridade da empresa na otimização de ferramentas de busca (SEO).

O Google não vai punir os portais que exibem publicidade no topo da página dentro do que a empresa considera “um nível normal”, mas sim os com uma quantidade “excessiva” de anúncios, a ponto de dificultar a navegação.

“Esse novo aperfeiçoamento de algoritmo tende a impactar os sites em que existe apenas uma quantidade pequena de conteúdo visível ou em que o conteúdo relevante é levado para baixo por grandes blocos de publicidade”, escreveu Cutts. A Google prevê que essa mudança no algoritmo vai impactar a ordem dos resultados em menos de 1% das buscas.

Como geralmente acontece quando o Google apresenta mudanças em seu algoritmo, os gerenciadores de sites já estão contentes e outros nem tanto, como mostram os comentários deixados no blog da Google.

Muitos internautas argumentaram que é hipócrita o Google punir os sites por algo que a muitas vezes a própria empresa é a culpada, enquanto outros afirmam que não é da conta do buscador como os portais exibem a publicidade, especialmente quando a política da gigante das buscas poderia impactar a eficácia dos anúncios.

Fonte: IDG Now!

Voltar

Notícias

Vírus rouba contas do game World of Warcraft, apesar da dupla autenticação
Cartilha dos Correios orienta sobre compras internacionais online
Anatel tem aplicativo gratuito que mede velocidade da banda larga móvel
Microsoft vira "empresa de mídia" e investe no novo portal MSN
Mídias sociais vão movimentar US$ 16,9 bilhões em 2012, estima Gartner

Ver mais

2000 - 2018 Smart Informática Ltda. Rua N. Sra. da Conceição, 125, sala 11, Sapucaia do Sul - RS. Telefone: (51) 3474-1680