Notícias

Saiba como configurar o Google Docs para trabalhar offline

Novo recurso permite que você edite documentos mesmo que não tenha uma conexão à internet. Bastam alguns cliques para ativá-lo, veja como!

Uma das novidades anunciadas pela Google durante o evento Google I/O em San Francisco na última semana foi o suporte a edição off-line de documentos no Google Docs. O recurso já está disponível, mas é preciso seguir alguns passos para habilitá-lo.

O recurso é especialmente útil durante uma viagem de avião: você pode continuar editando seu documento, e assim que aterrissar e entrar online as mudanças que você fez serão automaticamente sincronizadas com a cópia na “nuvem”. Mas há uma limitação: o suporte a edição off-line só está disponível para documentos de texto. Você pode ver planilhas, mas não pode editá-las. Já apresentações, desenhos e outros itens de sua lista de documentos ficarão completamente inacessíveis enquanto você estiver off-line.

E se você usa o Firefox ou Internet Explorer, ficará desapontado ao saber que a edição off-line só funciona no navegador Google Chrome. É uma jogada da Google para fazer com que as pessoas usem seu navegador, mas é um incômodo para quem prefere uma alternativa.

docsoffline_ativar-360px.jpg
Clique no botão azul para ativar o Docs Off-Line

Para habilitar o modo off-line, clique no ícone da engrenagem no canto superior direito da lista de documentos. Você verá uma opção chamada Configurar o Google Docs off-line beta no menu. Selecione-a e você verá uma janela com um botão que diz Enable offline Docs. Depois de completar este passo, você será levado à Chrome Store, onde deve baixar e instalar o app do Google Drive em seu navegador. Depois, volte à sua lista de documentos do Google Docs.

No canto superior direito da janela você deve ver uma notificação informando que seus documentos e planilhas recém-abertos estão sendo sincronizados. Clique na engrenagem e escolha a opção Visualizar o Google Docs off-line para ver uma lista com todos os documentos que estarão disponíveis mesmo quando você não estiver conectado à internet. Todo o processo não leva mais do que cinco minutos, se você já tiver o Chrome instalado em seu PC.

docsoffline_preparando-360px.jpg

Em meus testes o Google Docs funcionou bem no modo off-line. Só fiquei desapontado ao descobrir que embora seja possível editar documentos já existentes, não é possível criar novos documentos nesse modo. Estranhamente há um botão no topo da janela de documentos chamado Criar, mas se você clicá-lo verá uma página informando que “este documento não está disponível off-line”. Estranho, mas temos que levar em conta que o projeto ainda é considerado “beta”. Espero que, em atualizações futuras, este recurso seja estendido a planilhas e apresentações.

Fonte: IDG Now!

Voltar

Notícias

Vírus rouba contas do game World of Warcraft, apesar da dupla autenticação
Cartilha dos Correios orienta sobre compras internacionais online
Anatel tem aplicativo gratuito que mede velocidade da banda larga móvel
Microsoft vira "empresa de mídia" e investe no novo portal MSN
Mídias sociais vão movimentar US$ 16,9 bilhões em 2012, estima Gartner

Ver mais

2000 - 2018 Smart Informática Ltda. Rua N. Sra. da Conceição, 125, sala 11, Sapucaia do Sul - RS. Telefone: (51) 3474-1680