Notícias

Facebook e Twitter são as redes mais acessadas no País

Pesquisa revelou que 28,3% dos entrevistados utilizam a internet por 40 horas ou mais por semana, totalizando quase 6 horas por dia

A E.life, empresa brasileira de inteligência de mercado e gestão de relacionamentos nas redes sociais, realizou um estudo sobre os hábitos e comportamentos dos internautas brasileiros nas mídias sociais, com o objetivo de mostrar como os usuários utilizam e avaliam as redes que acessam. 

Para o levantamento, foi elaborado um questionário que abordava locais e plataformas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, outras atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e aplicativos mais utilizados para navegar na web. 

O resultado mostrou que 28,3% dos entrevistados utilizam a internet por 40 horas ou mais por semana (quase 6 horas por dia). As redes com mais usuários cadastrados são Facebook, com 94,5% e Orkut, com 75,1%. Porém, dos serviços nos quais os internautas possuem conta, os mais usados são Facebook, com 88,9%, Twitter, com 41%, MSN, com 34,3%, Orkut, com 31,7% e YouTube, com 21,7%.

Sobre as atividades praticadas, 84,8% acessam as redes sociais e realizam conversas virtuais em tempo real, e 50,6% também assistem TV simultaneamente. De acordo com 43,1% dos entrevistados, o principal objetivo nas redes é manter contato com amigos, colegas e parentes.

Entre os hábitos mais comuns, também apareceram: obter informações de interesse, ler notícias, conhecer pessoas, acessar dados sobre lazer e entretenimento, divulgar conteúdo próprio, pesquisar sobre empresas, produtos e serviços, além de jogos online e uso para fins profissionais.

Compras online
Os resultados apontam que 65,4% adquire produtos pela internet, enquanto 45% consulta preços online, mas prefere comprar nas lojas físicas. Mais de 41% buscainformações em redes sociais, e apenas 12,1% dos usuários disseram não utilizar a internet para esse fim.

O estudo ainda revelou que, no Facebook, 74% dos usuários curtem a página de uma empresa. Já no Twitter, 54,1% dos entrevistados seguem o perfil de uma companhia, produto ou serviço.

Também foi descoberto que após adquirir determinado produto ou serviço, eles esperam manter o relacionamento com a marca, e dois entre três usuários comentam online suas impressões sobre a compra. 

Uso de dispositivos móveis
Sobre o uso de dispositivos móveis, foi possível verificar que o número de internautas que utilizam celulares e/ou smartphones para navegar na web subiu de 45% no ano passado para 56% este ano. Nos tablets, o acesso saltou de 5,6% para 11,5%. 

Nas conexões por celulares e smartphones, os conteúdos mais procurados são as redes sociais, seguido de email (83%), notícias (65%), mapas (45%), internet banking (34%), jogos online (18%) e podcasts (8%). 

Já os usuários de tablets possuem maior interesse em fazer contatos com amigos (36%) ou uso para fins profissionais (17%) no acesso às redes sociais, bem como divulgar conteúdo próprio e ler notícias (7%).

O estudo foi realizando com perguntas aplicadas por meio de divulgação nas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter.  No total, foram 1.316 entrevistados no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. O conteúdo completo sobre a pesquisa pode ser acessado neste link.

Fonte: IDG Now!

Voltar

Notícias

Vírus rouba contas do game World of Warcraft, apesar da dupla autenticação
Cartilha dos Correios orienta sobre compras internacionais online
Anatel tem aplicativo gratuito que mede velocidade da banda larga móvel
Microsoft vira "empresa de mídia" e investe no novo portal MSN
Mídias sociais vão movimentar US$ 16,9 bilhões em 2012, estima Gartner

Ver mais

2000 - 2018 Smart Informática Ltda. Rua N. Sra. da Conceição, 125, sala 11, Sapucaia do Sul - RS. Telefone: (51) 3474-1680